quinta-feira, 21 de maio de 2015

Contexto de trabalho

Eu iniciarei na próxima semana uma prática em contexto de trabalho que faz parte do curso de estou a fazer, sendo requerida para concluir o curso e onde basicamente, eu irei estar numa empresa e terei que desenvolver um relatório para defesa final.
Eu sinto alguma ansiedade nesta fase ao pensar como é que eu me irei adaptar, visto que estar em contexto de trabalho é uma experiência onde ainda não me sinto confiante, mesmo sendo apenas por pouco tempo.
Eu no passado já tive algumas experiências de trabalho, mas nunca ao ponto de me sentir totalmente confortável e seguro, o que neste momento acaba por me dar alguma insegurança, mesmo sabendo que me sinto bastante mais pro-activo, comunicativo, participativo, responsável, em relação a algum tempo atrás, aspectos estes que eu venho a melhorar nos últimos tempos, muito devido a eu me ter apercebido do rumo que a minha vida estava a seguir, se eu não desse verdadeira atenção no aperfeiçoamento destes aspectos que são muito determinantes em termos do mundo profissional.
Durante o curso que eu estou a fazer, eu tive oportunidade de interagir com colegas que estavam bastante à vontade consigo mesmos em termos de partilharem situações e experiências, o que serviu também para eu perceber de que forma eu poderei aperfeiçoar-me e encarar outras pessoas com uma idêntica postura de comunicação e partilha de experiências.
Mais especificamente, eu ainda estou a terminar um pequeno trabalho de grupo, durante esta semana, o que me criou alguma irritação devido ao facto de a minha colega de grupo se ter esquecido de terminar um trabalho.  
Self-Forgiveness
Eu perdoo-me por ter aceitado e permitido a mim mesmo ficar irritado com a situação de ter o meu trabalho de grupo atrasado, devido à minha colega se ter esquecido de o terminar;
Eu perdoo-me por ter aceitado e permitido a mim mesmo repetir na minha mente julgamentos de culpa em relação à minha colega pela maneira pouco atenta com que a minha colega encarou o trabalho de grupo, ao ponto de eu ter que esclarecer com ela, os pormenores que ela não estava relembrada de cumprir, acerca do trabalho de grupo, onde eu acabei por demonstrar como estava irritado com a situação, em vez de encarar a situação com calma, respirando em cada momento e percebendo qual a melhor maneira para lidar com a situação;
Eu perdoo-me por ter aceitado e permitido a mim mesmo sentir-me pouco à vontade com a perspectiva de iniciar uma pequena prática em contexto de trabalho, no seguimento do curso que estou a realizar, o que me traz à mente experiências passadas de trabalho onde eu estive inseguro, em vez de parar a minha mente, parar de projectar insegurança, e simplesmente encarar os próximos dias como algo natural, sem gerar preocupação adicional por pensar que terei alguma dificuldade para estar confortável a realizar a minha prática de contexto de trabalho.

Quando e assim que eu me veja a sentir alguma insegurança, eu paro e respiro. Eu apercebo-me que estou a projectar aspectos da minha vida passada, onde não estive confortável e seguro em outros contextos de trabalho. Eu comprometo-me a mudar a forma como eu encaro experiências de trabalho, ao ponto de ter uma postura de segurança e conforto tal que me permita ser mais capaz de enfrentar qualquer situação que possa aparecer na minha vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário