sexta-feira, 3 de julho de 2015

Confiança e competência


Resultado de imagem para competênciaEu tenho vindo a ser requisitado para elaborar alguns trabalhos solicitados por colegas sediados na vila onde moro. Aos poucos eu tenho vindo a aproximar-me mais do trabalho que está a ser desenvolvido por eles, nomeadamente ligado a engenharia e construção, dando-me também alguma motivação para rever algum material e procedimentos próprios que acumulei do meu curso de engenharia civil, necessários para que os trabalhos que me são solicitados sejam efetuados com maior rigor e competência.

O aspeto interessante tem sido o fato de eu aumentar a minha confiança ao lidar com as questões mais complexas que estou a lidar, e de certa forma aumentado a relação de confiança que é estabelecida a cada momento com colegas em que surge a oportunidade para mostrar a minha competência e na base de confiança criada possibilitar uma situação de benefício mútuo.

Esta confiança não seria possível sem que houvesse competência da minha parte, ao que eu observo com alguma satisfação a forma como eu poderei fazer das minhas capacidades competências de valor tanto para mim como para as outras pessoas.

 O aumentar da ligação de confiança criada quando existe benefício mútuo é tanto mais sólida e estável quanto maior a dedicação pessoal de eu criar uma forma de trabalho que demonstre o meu profissionalismo e responsabilidade para o que poderei fazer. Este aspeto é assim substanciado com a dedicação pessoal de afirmação da direção que eu pretendo dar à minha vida, nomeadamente através do meu esforço contínuo de me melhorar e superar, aperfeiçoando-me e estar de forma geral dedicado a este processo de superação de limites que eu possa ter criado na minha vida, responsáveis pelas limitações que eu venho a aceitar serem as razões para que existam ainda obstáculos na forma como surgem oportunidades na minha vida.

É interessante como existe ainda simplicidade neste processo, no momento em que é dada a dedicação e atenção, mesmo quando de uma certa perspetiva eu possa observar como eu estou limitado ainda, neste processo de correção e aperfeiçoamento próprio.

Eu perdoo-me por aceitar e permitir a mim próprio ver-me como uma pessoa limitada por condições existentes na minha vida, pensando que eu não sou suficientemente capacitado para prosperar na minha área profissional marcada pela competitividade;
Eu perdoo-me por aceitar e permitir a mim próprio julgar-me incapaz de prosperar na minha viva devido à minha aparente inabilidade de obter um rendimento e trabalho na minha área profissional, mesmo sabendo que tenho algumas boas competências em algumas áreas profissionais específicas;
Quando e assim que me veja limitado devido a aparentes condições na minha vida eu paro e respiro. Eu apercebo-me de que existe neste momento a solução que devo seguir para melhor direcionar a minha vida, através de aplicação, esforço em cada momento, prosseguindo no processo de correção e aperfeiçoamento próprio.
Eu comprometo-me a aperfeiçoar as minhas capacidades profissionais através de dedicação de forma a mover-me na direção que for melhor para mim e para todos na minha vida na minha realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário